Zero Hora – WikiLeaks: especialistas analisam a imagem do Brasil depois da divulgação de documentos
Documentos da diplomacia dos Estados Unidos divulgados nesta semana pelo site WikiLeaks constrangeram o Itamaraty e o levaram até o presidente Luiz Inácio Lula da Silva a prestar esclarecimentos. Segundo o site, o Brasil disfarçaria a prisão de suspeitos de terrorismo. Nos telegramas, o Itamaraty no governo Lula é visto ainda como antiamericano. No programa Polêmica, da Rádio Gaúcha, desta quarta-feira, especialistas debateram o assunto.
A partir de uma análise do caso, o advogado e professor de direito internacional, Paulo Caliendo, o editor de mundo de Zero Hora, Luciano Peres, e o diretor do Centro de Estratégia e Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI), Marcelo Suano, concluíram que o país não teve a imagem abalada pela publicação dos documentos, no entanto, eles esperam que mais informações sejam divulgadas.
Confira as opiniões:
Marcelo Suano, diretor do Centro de Estratégia e Inteligência e Relações Internacionais (CEIRI):
— É um grande constrangimento, mas que não vá atrapalhar a diplomacia. (…) Milhares de relatórios são feitos assim por dia, pois eles são obrigatórios. É como revelar para o mundo uma conversa “familiar”— disse. — O problema todo é que vamos ver ainda o que o WikiLeaks é — ressaltou.(…)
Ver Matéria Completa em: http://zerohora.clicrbs.com.br/rs/mundo/noticia/2010/12/wikileaks-especialistas-analisam-a-imagem-do-brasil-depois-da-divulgacao-de-documentos-3127261.html