Brasil Econômico – ESPECIAL VENEZUELA: Chávez I
Estrutura de poder do chavismo dificultaria eventual transição.
Para quem já enfrentava uma grave crise energética e a maior inflação da América Latina, nada poderia ser mais nocivo do que uma crise política. Acometido por um câncer, o líder venezuelano Hugo Chávez não vive uma debilidade exclusivamente de saúde.
Após uma cirurgia em Cuba, onde esteve desde 10 de junho, Chávez esteve sob tratamento e governando remotamente, já que o próprio vice-peresidente Elias Jaua se negou a assumir o poder. Na prática, para alguns especialistas, Chávez não tem vice, nem segundo escalão. Não há quem assuma o poder em seu lugar, ainda que tenha homens de confiança.
Aos olhos do analista internacional do Centro de Estratégia, Inteligência e Relações Internacionais (Ceiri), Marcelo Suano, trata-se de um fruto da estrutura de mitificação criada pelo próprio presidente.
“Chávez é o ponto de equilíbrio entre as instituições governantes, que são todas muito frágeis”, avalia.
Não é obra do acaso. Quando eleito, Chávez pôs em prática suas missões bolivarianas de inclusão social e inegavelmente trouxe conforto ao cansaço da população. Trouxe projetos como o supermercado do povo, o plano das construções de casas, levou atendimento médico e odontológico ao país.
Com recursos do petróleo, se movimentou para financiar aliados em toda a América Latina e então teria passado a uma intervenção mais invasiva nas instituições.
“Ele se movimentou para mudar a constituição, dominou as forças armadas, penetrou no legislativo, no judiciário. Então não havia necessidade de ter coalizão para intervir no executivo”, resume Suano. “Não há instituição que funcione sem ele.” (…)
Sucessão
(…)
Marcelo Suano, analista do Ceiri, também não vê um cenário claro, mas entende que a fragmentação da sociedade é algo perigosa, mas caminho natural diante do conflito. “As Forças Armadas já estão se preparando para uma manifestação violenta da população local.”
Ver Reportagem Completa em: http://www.brasileconomico.com.br/noticias/especial-venezuela-chavez_103760.html